gestão de pessoas

Para trabalhar a gestão de pessoas, é preciso entender que o ativo mais valioso de toda a empresa é sem dúvida o capital humano.

São os colaboradores de uma organização que servem como base para controlar fatores decisivos, como a satisfação dos clientes por exemplo, além da saúde financeira da empresa e claro, a competitividade no mercado.

Nós da Kaizen separamos 4 fundamentos básicos que toda a organização deve seguir para conseguir realizar a gestão de pessoas corretamente dentro da empresa:

Treinamento periódico, para desenvolvimento constante. Isso é gestão de pessoas.

Capacitar o capital humano da sua empresa é o primeiro passo para o sucesso da organização como um todo. Treinar é exercitar o funcionário para uma atividade específica, melhorando seus resultados em suas demandas diárias.

Consequentemente, o desenvolvimento na gestão de pessoas compreende todas as habilidades que o colaborador absorveu ao logo do treinamento, tornando-o alguém mais capacitado e que esteja preparado para maiores responsabilidades dentro da empresa.

Comunicação clara e objetiva

Quando falamos de gestão de pessoas, o diálogo é algo essencial, principalmente dentro de uma empresa. Uma comunicação transparente melhora o entendimento de ordens, planejamentos e consequentemente o atendimento ao cliente.

A dica mais importante para este ponto, é que a linguagem interna siga um padrão, sempre alinhado à cultura organizacional.

Dessa forma, a empresa poderá transmitir para o seu público, o mesmo pensamento e identidade como um todo.
Outros dois benefícios de uma comunicação eficiente, fica por conta das tarefas em si. Um funcionário que entende ao certo o que precisa fazer, desempenhará suas tarefas da melhor forma possível.

E claro, a comunicação se mostra importante também na administração de conflitos, proporcionando a chance de chegar mais rápido em soluções.

Gestão de pessoas é incentivar o trabalho em equipe

Uma organização é dividida em partes, são os conhecidos setores ou departamentos.

Em geral, é comum que estes setores não trabalhem diretamente entre si, mas ainda assim, eles sempre estarão atuando de maneira conjunta visando o objetivo maior, o crescimento da empresa como um todo.
Cabe ao gestor identificar falhas e corrigi-las, incentivando o engajamento dos funcionários com as metas empresariais.

Consequentemente, o conjunto poderá entregar resultados melhores do que cada colaborador individualmente poderia entregar.

Motive Seu Time

Talvez este seja o ingrediente mais importante na receita que é a gestão de pessoas.

Nem sempre é algo simples de fazer, uma vez que o que motiva um colaborador pode não ser o mesmo fator de motivação em outro.

Então como fazer?
O ponto de partida deve ser sempre a adoção de métodos a fim de conectá-los a uma experiência única dentro da empresa, ou seja, não tentar motivar de forma individual um determinado colaborador.
Como por exemplo, políticas de benefícios corporativos, meritocracia, flexibilidade de horários, estação de trabalho, e até mesmo salários.

Conclusão

Antes de procurar capital humano qualificado no mercado, olhe para o que você já possui dentro de sua empresa e reflita se não é o momento de capacitá-lo da forma correta.

Quanto mais bem treinado for o colaborador, melhor será o seu desempenho no trabalho. Nós da Kaizen somos referências em gestão de pessoas.

Desenvolvemos treinamentos comportamentais, palestras e workshops com base nas necessidade de cada empresa. Soluções customizadas para melhor atendê-los.